8.4.06

 

Um Herói na Adolescência


Tinha 15 pra 16 anos e logo elegi o Sr. Frederico Loepert o meu herói. Abandonei minha admiração por Wilt Chamberlain, e aos poucos esquecia do Sargento Vince Saunders em Combate - interpretado por Vic Morrow.

Por lembrar de artista, Jerry Lewis era muito palhação pra quem precisava encarar a vida de frente. E é claro, abandonava paulatinamente os momentos de baba - que todo o irmão sente pelo mais velho. Era eu buscando meu caminho e desabrochando para uma vida que (sem pretensão, nisto que escrevo venha ter qualquer valor literário) viria a ser única e própria.

Muitos lutam com isso internamente. Sem saber que lá no fundo são singulares. Mas isso fica pra outro post, em outro dia, pois é tema relevante.

Seu Frederico era o campeão de Xadrez do nosso Clube. E naquela noite aproveitavamos sua visita (ele não era muito frequente - não sei, talvez não tão social). E ele nos brindaria com uma demonstração de simultânea. Não acreditei de primeira. Já tinha lido a respeito de Grandes Mestres jogarem ao mesmo tempo com dezenas de pessoas ... E lá estava eu convocado a ser um dos vinte e tantos oponentes do Seu Frederico. As mesas ficaram arrumadas em linha formando um grande U, com um corredor ao centro para que ele pudesse se movimentar.

Peão do Rei na casa 4 ... tloc, tloc, tloc, tloc ... Era ele jogando com as brancas em todos os tabuleiros, fazendo a primeira jogada ao circular pelas mesas. Em seguida - ao terminar o circulo, ele parava em frente ao seu adversário e esperava pela jogada. Ele respondia de imediato. Bastava o oponente tocar na peça preta projetando a jogada, e praticamente ao mesmo tempo já respondia com a sua peça branca e partia para a mesa seguinte. Foi um show de habilidade, inteligência e de nobreza (as batalhas no tabuleiro são mais ferozes que duelos de esgrima). Aceitei a oferta de empate lá pelo meio do jogo, e me juntei aos sapos que se deliciavam nas derrotas que nosso campeão impunha nos companheiros remanescentes.

Essa loucura me acompanha desde então. A simultaneidade de projetos é a minha droga, a minha adrenalina boa, a minha forma de viver e de realizar minha missão. Impossível ficar parado diante de um desafio que mereça solução. Tá no sangue, no gene, nos genes, na carne, no espirito, na alma ... está em mim!

Por isso - fazendo um disclosure - está caqui a razão de minha inconstância no Volney. Veja por você mesmo: aqui, e aqui, e aqui!

Só para o registro, vim a saber que o nosso clube carrega hoje o sobrenome Frederico Loepert, em sua homenagem.

Comments:
Na simultâneas, é preciso ganhar o maior número de jogos possível. Já entendi porque o clube recebeu o nome do Sr. Frederico. Ele jogava muitas e ganhava muitas. Eu tenho a tendência a esmorecer, procrastinar, desviar o foco. Assim fico melhor quando me concentro em um jogo só ou em um projeto de cada vez.
 
Puh o cara atira para todos os lados. Volney, o cara cujas iniciativas não descansam.
 
Vindo da Bacia das Almas, onde as idéias não descansam, é um grande elogio!

- - -
Lou e Brabo,
Grato pela presença constante e pela força que vcs sempre dão preu me manter 'simultâneo'.

abs também aos luso-irmãos a quem descobri na blogosfera e são o outro lado do Oceano de razões pra ser mais constante caqui!
 
Feliz em ler sua Declaração a um HOMEM que tambem tenho como um EXEMPLO de luta, elegância e sabedoria, se quiseres mais informações desse Homem genial, posso lhe contar, abraço Libera Loepert(filha).
 
Ôh Libera! Solta essa história pra nós - pra galera, pra blogosfera!

Legal saber de você. Mas estamos sem conexão. Deixe um email pra mim: volney@faustini.com.br
 
ola sr Volney, escrevendo para o sr sinto a sensação e escrever para o meu Pai(frederico), sinto tantas faltas dele, ele me avisou disso; abri um blogg por aqui tambem com meu proprio nome, ok?
Edgard meu irmão que mora em Haifa(israel)ai fazer 1 exposição de quadros em TelAviv dia 19.12.2007 estaremos (eu e mamãe)lá para prestigia-lo.Boas Festas e um abraço, Libera Loepert.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?