27.2.06

 

Eu não quero ser Marqueteiro!


A semana que passou foi muito curiosa por uma iniciativa simples e direta que tomei.

Sou considerado - digamos assim - um marketeiro. Muitos dos meus queridos leitores e amigos que me favoritizam (palavra americanizada) e de vez em sempre me fazem as honras de por aqui prescrutar novidades - já devem ter percebido. A despeito de toda a minha ogeriza tanto pelo carimbo de ESPECIALISTA, como pelo têrmo que simboliza homem de marketing ou marqueteiro (outro anglicismo). Mas também não sou de ficar com arrogância (espero) só pelo fim em si, de me separar de mortais comuns - justo eu que sou, tão ou mais mortal que os demais ...

Acontece que minha boa amiga Débora me passou uma dica muito interessante logo na terça cedo, e eu instintivamente após processar e embalar, enviei pro grupo de Marketing Direto, do qual faço parte. Isso foi lá pelas 10:00 da manhã de terça-feira. Era sobera celebridade instantânea Katilce Miranda que tinha subido ao palco do U2 e dançado e ganho um selinho do Bono. Acontece que eu queria chamar a atenção para os desdobramentos digitais! Veja o texto:

15 minutos vs 50.000 mensagens

Tem uma guria de uma sorte. Seu nome é Katilce. Ela subiu ao palco no show do U2 ontem à noite. Seus 15 minutos de fama estão lhe rendendo um provavel recorde no Guiness ... logo logo chegará a 50.000
mensagens no scrap de seu Orkut.

Não tem como se esconder. Não tem como segurar a 'explosão da boiada' (no bom sentido). Coisa pra marketeiros pensarem um pouco além da superficie. Temas como: Redes Sociais, Expressões digitais e virtuais; Instrumentos de comunidade; Network; Criação de Fenomeno; Linguagem juvenil-adolescente; Buzz; Estouro da boiada; e mais algo do tipo "A Revolução Não Será Televisionada".

Tô viajando? Cheirei cola e mordi a tampa da lata? NÃO! Estou em meu
perfeito juizo - veja por vc mesmo:
aqui.

Qual não foi minha surpresa no dia seguinte, ao ver que alguém tinha mandando em meu nome (ou seja preservou o crédito) a super dica pro site de notícias diárias BLUE BUS - e de lá subiu para o ar! Seus leitores são o pessoal de publicidade, comunicação, anunciante, mídia ... enfim um conglomerado de marqueteiros da melhor estirpe. E de lá a coisa explodiu em cascata - em comentários e na própria vida da Katilce Miranda - destacada em jornais e revistas semanais.


Só por curiosidade, passei lá na sexta e já passavam de 2 milhões de scraps ...

Comments:
Ainda bem que você "não quer" ser marketeiro. Acontecimentos como esse remetem a reflexões sobre sucesso e consistência, o valor do sucesso, sem sucesso mas valoroso, quando o sucesso corresponde ao sucesso e a importância ou presença do Marketing em tudo isso. Você devia conhecer o Marketing de Campestre. Nunca vi nada mais eficiente.
 
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