14.2.06

 

Direto de Porto Alegre


Pra quem consegue conviver com a diversidade tá aí a dica: acontece em Porto Alegre a reunião do CMI - Conselho Mundial de Igrejas em sua 9ª Edição.

Peraí Volney, diversidade - mas isso não é um movimento das Igrejas Protestantes?

Bem, hoje naum dá pra explicar, mas quem tiver tempo - fique à vontade, pode usar o coments abaixo.

Acompanhe tudo o que acontece no blog de nosso grande amigo-irmão Whaner, onde Ana Cláudia (sua digníssima espôsa) atua como enviado especial e repórter!

Num de seus posts ela esclarece:

O convite para a realização da Assembléia no Brasil partiu das igrejas brasileiras membros do CMI e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

Esta é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina, depois de ser realizado em: Amsterdã (1948), Evanston (1954), Nova Déli (1961), Uppsala (1968), Nairobi (1975), Vancouver (1983), Canberra (1991), Harare (1998).

O local do evento é a Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A Assembléia encerra-se dia 23 de fevereiro.

Comments:
Olá Volney. Você tem razão, a diversidade apregoada pelo CMI deixa alguns crentes desconcertados.

Tenho em minha biblioteca um livro do Dr. Vissert Hoof, antigo secretário-geral do CMI. O título do livro é: O Cristianismo e as outras religiões. O tema principal deste livro é uma crítica do sincretismo e a defesa da singularidade de Jesus.

Bom, o mundo e o CMI, mudaram bastante deste a época da edição do livro. Hoje, eles tem defendido o conceito de diálogo inter-religioso e outros pontos controversos, que considero estranhos ao espírito do evangelho bíblico.

Porém, eu creio ser relevante o Brasil receber a Assembléia Geral do CMI. Vai despertar muita gente para o debate.

Um abraço.

P.S. Você recebeu o artigo? O que achou dele? Dá para publicar?
 
A orientação política e teológica do CMI é um absurdo. Tem ocorrido muito mais do que se anuncia nos relatórios. O que não espanta, visto que a principal denominação responsável pela manutenção do CMI é a PCUSA que, com raríssimas exceções de igrejas locais, se tornou em vez de igreja, um partido de esquerda pró-aborto e outras coisas mais graves.
 
Bom, depois que o forum se foi, faz sentido o CMI reunir-se em Porto Alegre. Em Davos é que não seria. Será interessante conhecer o que foi debatido ou empurrado goela abaixo, por lá. Volney, sua ausência está sendo notada na Gruta e por ai.
 
Olá, Volney.
Obrigado pela indicação doo blog da W4. Foi uma honra poder ter um integrante da editora entre a equipe de imprensa do evento.
Concordo que algumas coisas são estranhas ao mais evangelicais, mas de qualquer forma, acredito que o diálogo é muito importante, ainda mais nos tempos atuais.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?