23.1.06

 

Do fundo do baú


Jim Elliot e os índios Aucas. Fui buscar lá no fundo do baú das memórias juvenis. Deve entrar no circuito internacional o filme que retrata (ou se espelha - parece que evitarão o estilo biográfico), os contemporâneos mártires do evangelho: Jim Elliot, Ed McCully, Nate Saint, Roger Youderin e Peter Fleming. Acredito que ainda sem título em português: End of the spear.

Trata-se do martírio cristão dos cinco missionários mortos pelos índios Aucas. Elizabeth Elliot, viúva (juntamente com Rachel, irmã de Nate Saint) resolvem dar continuidade à obra de seu falecido marido: evangelizar os nativos.

No salão principal do Acampamento Palavra da Vida, na lateral direita há um painel (pelo menos havia até recentemente ...) com uma pintura que retrata o aviãozinho amarelo chegando nas selvas do Equador para que o quinteto estabeleça contato. Ao fundo uma tribo de índios selvagens (os Aucas), que dias depois do primeiro encontro e da troca de presentes, levariam os despreendidos missionários à morte. A história (estou mais do que resumindo) é tocante e muito bonita. A viúva acaba escrevendo a narrativa da 'recuperação' do trabalho e conta como o índio que havia sido um dos executores de seu marido, acaba se convertendo.

Uma das citações mais relevantes para a minha vida é do (meu-nosso) herói moderno da fé.

Primeiro em inglês:
“He is no fool who gives what he cannot keep to gain what he cannot lose.”
e em português:
"Não é tolo aquele que dá o que não pode reter, para ganhar o que não pode perder."

Jim Elliot wrote in his diary when he was 22 (quando escreveu no seu diário ele tinha 22 anos).

Comments:
Por que não, do fundo do coração? Apareça.
 
Realmente - as coisas boas que estão lá no baú também estão no coração. OU vice-versa?

Lou, sou privilegiado com a sua e tantas outras boas visitas.

Brigadão!
 
Realmente impressiona conhecer a história destes heróis cristãos e de como Deus tornou o "mal em bem". Ficarei ansiosamente à espera de ver este filme em Português.
 
Volney e aamigos!
Essa é uma das mais amargas e doces histórias que eu conheço no meio cristão. Embora já a conecesse, há alguns meses minha noiva trouxe para mim, diretamente de Nova York (chique, não?) Um DVD do cantor Steve Curtis Chapman, ao vivo. Nesse show, ele gravou um segmento contando a história desses missionários. E depois, havia o testemunho do filho de um deles, que até hoje trabalha com os índios.

Interessante que, em um ponto do show, entrou um desses índios, que à época já trabalhava como um dos "pastores" entre sua tribo. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que, aquele índio, havia assassinado o pai daquele missionário que lá estava, e que agora, trabalhavam juntos - algo só imaginável para quem ama ao Deus que nós amamos.

Hoje esse índio não está entre nós, já se foi ao Lar Celestial, estar com O Senhor, assim como os Missionários.

A obra da Graça de Deus é algo inconcebível para nós.

Toda a Glória ao Senhor!

abraço a todos,

Eduardo Mano
 
Eu assisti ao filme que já tem em português. Chama TERRA SELVAGEM e é muito bom, merece ser assistido.
Será que nós teriamos o mesmo amor com os perdidos e misericordia e Perdão? Que possamos repensar nossas ações!!!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?