18.1.06

 

Denúncia!


Aqui é o Alter Ego do risada aí do lado. E vou denunciar o cara.

Vocês digam - aproveitem pra comentar - se o cara passou ou não passou dos limites. Fui buscar lá no grupo do CBE-2 (Congresso Brasileiro de Evangelização - edição 2) essa postagem de 14 de março de 2003.


GUERRA, INTERNET E VOZ
Volney Faustini

Estou participando aqui em São Paulo do evento MÍDIA TÁTICA BRASIL. Contou, na abertura, com o Ministro da Cultura Gilberto Gil, e vários participantes nacionais e internacionais. O público é bem politizado e ong-ligado. Fiquei triste por não identificar ninguém do nosso meio (cristão-evangélico).

A discussão neste evento, para resumir, é como se fazer ouvir e articular o povo - desde os menos favorecidos (desenvolvendo a inclusão digital -possibilidade de se acessar computador e internet) até a chamada resistência aos grandes e poderosos veículos de comunicação de massa. Mídia Tática é uma iniciativa do N5M (Next 5 Minutes) que é o Green Peace para os veículos de massa e as grandes corporações que fazem a publicidade e dominam a mídia. Ou seja uma verdadeira sarna para esses Golias’s. A ênfase é aproveitar o grande universo de oportunidades, gerado pela tecnologia e pelo movimento global de colaboração. Daí a co-beligerância entre as ongs e o pessoal mais "engajado".

E onde estamos nós cristãos evangélicos? Confesso que dei uma cochilada ontem à noite, na fala do Professor Peter Pál Pebart (PUC-SP). Ele viajava. Entre o neuro-magnemático, o capitalismo risomático e o caldo bio-político. Mas fiquei bem acordado quando ele falou do despotismo da linguagem, do sequestro do homem comum pela sociedade de espetáculos - referindo-se à TV.


Pelo que entendi - ele usava de hermetismo (várias palavras "inovadoras"), exatamente porque estamos perdendo (segundo ele, JÁ PERDEMOS) o sentido do nosso vocabulário comum, em função da usurpação da nossa linguagem pela Mídia de Massa.

Fiquei matutando: cadê a nossa VOZ? Porque precisamos de um sociólogo para explicar o que já sabemos? Sabemos sim, porém temos nos mantido "politicamente corretos". Cadê a nossa revolução? Racionalizamos - vamos com calma: "the traditional way". Estamos muito passivos!

Daí fiz o "link" com o desabafo do Ricardo Gondim - um texto primoroso! Taí o que podemos fazer mais vezes.

Após assistir um programa na TV, 3ª à noite, Gondim usou o teclado, e na quarta já estava proliferando e multiplicando na internet, seu desabafo, a sua voz profética. Esta é uma forma de sermos mais "mídia táticas". Taí sermos mais ativos!

Quando o escândalo de Watergate explodiu - e era eminente a renúncia do Presidente Nixon, Billy Graham resolveu "rever seus conceitos". A partir daí ele se afastou dos eventos oficiais da Casa Branca (o café da manhã semanal com oração - que sempre terminava com o "beija-mão").

O profeta que mistura a sua voz (a voz que deve ser a voz de Deus, não?) com a voz do governante ou do poderoso ... não pode mais ser profeta! E não sendo profeta, dá no que deu - perde a visão e o povo se corrompe!

Foi assim que me ensinaram há muitos anos - e eu fui lá na Bíblia, li para ter certeza que era isso mesmo. E é! "Minha profunda decepção" - é pouco Gondim. Precisamos você com uma "CONTINUA Decepção"! Precisamos da sua VOZ! E só você Gondim, é pouco.Precisamos de mais profetas.

-------
Pausa: pra relembrar vide aqui, ou aqui, ou aqui.
------

Um grande amigo e irmão da mocidade, radicado na California, replicou-me em cima do texto do Gondim, dizendo que está cansado de ver figurões evangélicos" de maior estirpe" do que aqueles três no Larry King, com a "mesma linguagem patética ..."

E nós? Teremos o CBE-2 este ano, porém é pouco.Precisamos lançar mão de ferramentas inovadoras, fazer o colaborativismo funcionar, soltar a VOZ! Tenho desafiado alguns irmãos a partirem para o blog pessoal.

Blog é um diário-jornal aberto e público, que se coloca na internet. E tudo o que você escreve fica guardado no servidor que administra o seu blog. A Globo.com (ela mesmo!) oferece esse serviço gratuito - e eu já peguei carona, primeiro para discutir Marketing e Inovação. Só que é pouco, viu, Volney!

----
Nova pausa - he he he - o cara dando bronca nele mesmo ...
-----

Que tal nos desafiarmos mutuamente?Que tal mais e-grupos de discussão na internet. Que tal fazer um chat de oração (ué, ore de olhos abertos e fale pelo teclado). Que tal encontros alternativos? Que tal workshops práticos? Que tal movimentos contextualizados? Que tal ações inovadoras?

Que tal uma revolução, uma reforma, um reavivamento? (eu li em algum lugar...)

-----
Pausa 2 - o cara insiste nesse Schaeffer ...
-----

Seria tão bom que os irmãos me desafiassem. Eu quero participar do coral. Um coro de vozes proféticas. Tem muito tenor e soprano com vozes excelentes. Eu faço o baixo vocal, ou toco órgão, ou seguro partitura, ou fico no som, ou até mesmo na iluminação. O que interessa é termos o coral cantando profeticamente.O que a gente mais precisa hoje é de voZ(es)! E a nossa VOZ tem sido muito pouco.


Comments:
Enquanto Deus permitir, podes contar comigo!
Abraço
 
JOrge,
Vamos soltar as nossas vozes - e que Deus nos dê a Graça de que seja profética!
 
Sem dúvida, o Blog é um instrumento incrível e está à nossa disposição. É um pulpito dos nossos dias, sem o patrulhamento dogmático. A não ser de nossa própria consciência. Vamos gritar daqui, sim. Só se tirarem a Internet do ar para nos calarem.
 
Volney,

QUanta coisa tosca sendo exposta aos montes por aí. Deus preserve sua Palavra onde há trevas - essa é a proposta de oração. Sua crítica é bastante atual.

Deixa eu te perguntar: quais seriam suas propostas hoje pra termos uma voz mais alta, efetiva; esse coral do qual você falou?

Outra coisa. Te respondi lá no blog. Depois tu passa por lá e confere.
 
Esse cara, quem quer que seja, é um sonhador. Mas podemos ter de matá-lo. É melhor que morra um pelo povo do que pereça a nação inteira.
 
No mínimo Brabo, colocar numa camisa de força, bem cadeada, internar no hospicio e jogar a chave fora ...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?