6.1.06

 

Blogar é muito sério

Nós nos revelamos. Nos abrimos. Soltamos fantasmas escondidos. Confessamos. O verdadeiro 'eu' acaba aparecendo, mais cêdo ou mais tarde.

Falta-nos uma Agenda Positiva. A Igreja Brasileira (cristã-reformada) está muito encastelada. E fica cuidando de picuinha, ao invés de elaborar uma pauta de ações, decisões e mudanças ao nosso estado atual deplorável.

Vou me revelar mais um pouco, compartilhando uma parte de um diálogo que estou tendo com jovens (bem, jovens como eu, vai!):

Estamos discutindo Schaeffer e Bush, e como é de se supor caiu pra discutir esquerda e direita no Brasil:

Primeiro uma citação do Dom Robinson:

O Século 20 ... nos legou dois sistemas econômicos fracassados: o capitalismo de Estado, que teve sua decadência ...e o capitalismo privatista, que ainda não teve um fim dramático mas cujo fracasso é atestado pela brutal concentração de renda, poder, saber e propriedade, pela injustiça, violência, opressão e exclusão de milhões de ser humanos.

Mais à frente ele rebate que a falência de um não transforma o capitalismo em saúde. (Ultimato 289 – pg.39)

Agora uma confissão minha: sempre me considerei fundamentalista e de direita / pró-capitalista. Mas confesso que preciso me libertar dessa maneira alienada de ser, como cristão. Nosso compromisso é com o Reino de Deus. E aí ficamos (estou generalizando) descendo a lenha em Freston, Cavalcanti, Kivitz e Ramos ... (pra citar algumas vozes discordantes), e nos encastelamos na defesa do capitalismo ou de nossa posição direitista e pró Olavo de Carvalho.

Daí eu pergunto cadê a nossa Agenda Positiva? Cadê a voz profética? Deus precisa usar pedras e jumentos para nos acordar?

Quando do primeiro post sobre “Capitalismo e Fome” do Solano (vide o link ao lado: Meister, Nicodemos, Portela ) no seu blog, eu questionei: cadê a nossa manifestação do Reino, aqui no Brasil – a exemplo do que historicamente fizeram os grandes nomes e movimentos de poucos séculos atrás? O nosso Deus é o mesmo ... só mudaram seus filhos!!

Como ele concordou que temos poucas manifestações do Reino, ele só me deu mais um motivo para escrever ... sobre a Agenda Positiva.

Mais um esclarecimento. Eu sou um Schaeffer Lover. Me interessa só uns 99% do que ele escreveu, pensou, conclui e brigou. E sabe o que ele disse em Lausanne? Lembre-se back in 1974.

Vamos lá, são 3 extratos:

1.Certamente, devemos ser muito cuidadosos em não cair na solução barata (aquela que parece tão fascinante em primeira instância) de tão somente levar pessoas a se decidirem [por Cristo] sem um conteúdo suficiente, e sem que elas saibam realmente sobre o que elas estão na verdade escolhendo.

E como temos um conteúdo doutrinal forte, devemos praticar o conteúdo, praticar a verdade que dizemos acreditar.

2. Cristianismo demanda que tenhamos suficiente compaixão pra aprender as questões da nossa geração.

3. O verdadeiro cristianismo produz beleza assim como verdade, especialmente destacada nas áreas de relações humanas. Leia o Novo Testamento cuidadosamente com isso em mente; veja como repetidamente Jesus retorna a esse tema, assim como Paulo menciona-o também.


(O itálico no praticar é dele!)

Cadê a beleza do nosso cristianismo? Essas caricaturas de cristianismo que vemos em igrejas pai-postólicas-neo-pentecostais-pós-católicas, ocuparam um grande espaço em nosso país, enquanto nós históricos DORMÍAMOS (ao invés de orar e vigiar). Cadê a influência do nosso cristianismo num Brasil com 73% de analfabetos funcionais? Isso é pior que o Apartheid Sul-africano!!

Vamos ver o que Lausanne concluiu:

Aqui também nos arrependemos de nossa negligência e de termos, algumas vezes, considerado a evangelização e a atividade social mutuamente exclusivas. Embora a reconciliação com o homem não seja a reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão.

Extrato do Ponto 5 do Pacto de Lausanne

Agora o mais grave de tudo.O que me faz chorar por dentro. Eu hibernei (sabáticamente invertido) por uns 6 anos, por problemas pessoais e desmotivação. Não vou culpar ninguém – apesar da tentação. Isso mexe comigo muito forte, porque eu sempre tive uma participação de destaque no nosso meio. Não sei o que poderia ter sido diferente. Mas permanece aquele gosto amargo da minha omissão.

Precisamos tirar o atraso. URGENTE!!!

Daí que precisamos de uma Agenda Positiva. Precisamos construir alianças, precisamos partir para a ação, precisamos resgatar essa coisas que já foram discutidas por grandes homens de Deus, há 35 anos atrás, e colocar em prática.

E pra finalizar, mais uma coisa está remoendo comigo. Há uma linha de pensamento e análise, que diz que o Pacto de Lausanne foi boicotado no Brasil pelos Fundamentalistas (grupo que sempre me considerei membro!!).

E agora, Volney?

Comments:
Obrigado pela serenidade, ousadia e a sinceridade da reflexão. Sua reflexão levou à minha, que é mais exaltada que a sua e devo publicar amanhã na Bacia.

Sua coragem em confessar a "impenitência" do seu direitismo me emocionou. Não que eu creia em qualquer mérito essencial da esquerda (minha tendência, como se verá, é ladear com Tolkien, Ellul e outros "anarquistas" cristãos): mas há mérito na contrição e na humildade. Na busca de diálogo.

Também acho intrigante - não apenas que o Reino não tenha sido implantado, mas o que é ainda mais notável: que pouco esteja se fazendo para implantá-lo. Sou tão ou mais culpado quanto qualquer um, e onde todos importam toda omissão pesa. Não me sinto especialmente cristão-reformado, mas os apelos apelam. Eles apelam e não me deixam dormir. Eu, que tanto queria ter onde reclinar a cabeça.

E agora, Volney? Conhecereis a verdade e ela lhe fará muito, muito bem.
 
Bro Bra,
Desse jeito fico sem graça - cara. Mas é isso mesmo que bate direto e forte. Gostei como voce colocou: não apenas que o Reino não tenha sido implantado ... pouco esteja se fazendo ...
Não quero soar melancólico - é a tar da esquizofrenia - mas que toca fundo, toca!!
 
E o estrago feito é muito grande. Mas, descer do muro já será um grande passo, não só para nós, mas, tem muitos outros pesos pesados dormindo por ai. A hora é essa.
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?