5.12.05

 
Perdi essa postagem. Daí que precisei fazer uma nova - e demorou pra subir. Coisas de novidades na postagem. Ma a gente pega o jeito.

Neste último sábado (26/11) Ariovaldo Ramos falou para a um bom auditório com predominância de seminaristas e alguns (eu) curiosos. Evento do SETE – seu renascimento.

Nobu (o grande Samurai dos seminaristas dos idos 80), abre o evento dando um pouco de história: Douglas Spourlough, Ed René, Luis Wesley, Antonio Carlos Barro, Wilson Costa ... lembra como foi a trajetória e a boa adesão pelo Brasil todo. A Sepal era (via Douglas) uma grande incentivadora. Hoje Bruno e Carlos estão à frente, tomando iniciativas.

A seguir um resumo do que o cara (Arizão) falou:

Mateus 28:18-20 e Marcos 16:15

Para atender a grande comissão, você tem que entender o sentido de três palavras chaves:
1.Evangelho; 2. Paz; e 3. Senhor.

Na época histórica de Jesus:
1- Boas Notícias - tinha a ver com César, seus ganhos, suas realizações. Glória ao Império Romano;
2- Paz - PAX Romana – ideologia, herança helênica - por não serem bárbaros acreditavam estar implantando algo melhor para o mundo. Dizem que ideologia é a desculpa (justificativa) do sofisticado. Por exemplo: Bush no Iraque – por ser sofisticado usa da justificativa: necessidade de se implantar a democracia para a guerra – o petróleo é apenas detalhe e coincidência. Voltando a Pax era o código de justiça – até hoje usamos o direito romano;
3. Senhor – confronto direto com César. Por que tantos morreram no início do Cristianismo por sua fé? Jesus disse: “Vocês me chamam de Mestre e Senhor ... eu sou: Senhor e Mestre!” Jesus trouxe a nova ordem, o novo proceder – Confronto direto com o César Dominus – aquele que dominava tudo!

Hoje ao sair para atender a grande comissão vamos enfrentar a realidade brasileira. E o que temos: não somos um país pobre. O país é até rico, porém o povo é pobre – é diferente. Somos a 12ª Economia do planeta! Só que 10% ganham mais do que 50% da renda brasileira.

Primeiro o que pega: Veja os significados na nossa terrinha:
3. Senhor – é aquele que detém o poder. Este é o país dos coronéis. Não tem a ver com Autoridade, nem com Direito. Sarney e ACM são ícones maiores, mas a coisa vai para todas as esferas: o emprego, a escola, a igreja, a política regional ...
2. Paz – para os brasileiros, paz é ganhar na Mega Sena: os sonhos da independência, da liberdade. Isso é que é paz. Que rombo interior que nada!! Eu sei o que falta para mim – com a grana eu resolvo tudo! É assim que o brasileiro resolve! É assim que ele pensa.
1. BN - E onde estão as coisas boas? Está na felicidade, na alegria. Viver o presente a qualquer custo – não importa os meios.

Ouvi um diácono no processo de separação me dizer: “Não tenho o direito de ser feliz?” A boa notícia é o prazer, é o presente, é fazer o que sempre se sonhou ... aqui na terra, e de preferência agora!

A crítica que faço do nosso passado, é que os missionários que aqui vieram não entenderam o Brasil. Houve conversões, mas só uns privilegiados se converteram. Nosso problema – achavam eles, era o Catolicismo e a Idolatria. E só!

Nossa cultura não tem arcabouço moral, é um sincretismo de medo da maldição, de escrevidão literal! De domínio de homem sobre o homem, de se querer viver o presente, de querer ser feliz, de realizar os sonhos materiais e capitalistas (esquecemos do Diabo tentando Jesus: “tudo isso lhe darei ...”)

Como comissionados vocês terão que enfrentar os donos das igrejas. E aí você pode enfrentar a imoralidade de um oficial, de um grande dizimista ... os tais dos coronéis.

Esse ambiente pós-moderno, não adia prazer, não quer fazer sacrifícios. É na igreja histórica que vemos isso! Os jovens não querem esperar. É pra hoje, é para o presente. Eles vêem os exemplos e concluem:tem que ser assim, sem sacrifício, sem espera ...

Eu não vou falar dos neo-pentecostais hoje. Eles abandonaram a reforma, e adotaram também o coronelismo.! É, porque eles concluíram, se esse negócio vai ter dono, é melhor que seja eu! Nem da teologia da prosperidade. É claro que é sopa no mel. Ter o céu e ainda aproveitar o máximo aqui, hoje – maravilha. E como dono da igreja, uso o medo que você tem de maldição e faço você ficar na minha mão. E não tem pastor dominador que lhe ameaça lançar uma praga se você não fizer o que ele manda?

Mas não é o principal foco do que tenho pra falar hoje – vamos ficar nos históricos.

Se você quer mudar o Brasil, vai ter que enfrentar esse Brasil – dentro e fora da igreja – coloque cascadura para receber as pancadas de volta.

Cuidado com as distorções. Exemplo: vamos fazer ação social para ampliar o mercado. Há muita ética definindo propósitos, e deveria ser o contrário. Temos que buscar a VERDADE Bíblica não a distorção bíblica para moldar aos nossos interesses de felicidade, de alegria. Na Bíblia isso é conseqüência, não propósito.

A questão é não perder a esperança, e isso temos com a Graça. Não entendemos nada da Graça. Se Deus não tivesse a Graça, Ele não seria Deus, não teria nada – e nós também não. Nós não amamos a Deus. Ele é quem nos ama.

Por isso que sou contra os atalhos, as fórmulas, os chavões: ORA QUE MELHORA. Não buscamos a Deus, e sim buscamos o ritual, o proceder, os passos ... 12 passos para isso, 40 dias para aquilo.

Que coisa – parece que esse livro (a Bíblia) é de menos importância. Vamos ficar com esses livros mágicos?? Atenção gente: o que a Bíblia não fez, esse livro vai fazer! O que Jesus não conseguiu na cruz, esse livro vai fazer!

Livro escrito para a classe média americana! Vai dizer pra adolescente na favela que Deus quis que ela estivesse lá, morasse lá, aceitasse o corpo que ela tem – e só! Sem falar da Graça – isso não é evangelho.

Olha gente – dizem por aí – o problema é liderança na igreja. Ué! Pensei que fosse santificação, obediência, coerência. Ter Jesus como SENHOR em todas as áreas.

É fácil – fácil até demais para um histórico descer a lenha no Neo-pentecostal. Mas quero ver uma autocrítica. Não temos modelos prontos. O que temos é um retorno à Palavra e àquilo que ela enfatiza – e nesses 3 termos, temos que resgatar o seu verdadeiro sentido e significado para o reino de Deus! Infelizmente estamos vivendo o pior momento da igreja brasileira.

Mas eu não perco a esperança, pois meu Deus é o Deus da Graça. E que Ele nos conceda essa Graça para transformar o nosso país!


(Resumo livre – VF).

Comments:
Acredito que a Igreja hoje, esta preocupada mais em manter seu valor ecônomico, recrutando fiéis pagadores de Dizimos, do que ensinar-lhes o verdadeiro caminho da paz e felicidade, a entendermos antes de tudo a nós mesmo, buscando respostas no interior de cada um, sou um leigo cristão e da Biblia, mas nunca vi sitação alguma sobra a mesma, dita por Jesus ou pelo próprio Sr. Nosso Deus. Creio que na Biblia há verdades e verdades distorcidas, que levam o fiel a ter dúvidas, porém a seguir o que mandam, e nao o que realmente amam, a frase escrita pelo senhor: Deus é quem nos ama, e não nós quem amamos a Deus, faz refletir o quanto nos dedicamos para agradar a Deus, pois se entendi bem, e este é meu ponto de vista também, O fiel usa a oração, para buscar em Deus a soluções de seus problemas, as doenças, a falta de dinheiro, será que a oração nos foi ensinada, para pedir as coisas a Deus ? ou para glorificá-lo e agradecer pelo dia a dia que nos da, e permite nosso desenvolvimento?, A igreja deveria antes de tudo, nos ensinar a entendermos a nós mesmos, não como individualidade, mas eu a vc, vc a mim e nós a todos, pois somos parte de uma unica criação divna a HUMANIDADE,e todos moramos em uma unica casa a TERRA. Este é meu ponto de vista, queria entender mais de nós mesmos, sou apenas um leitor e aqui deixo o apelo. Que deixem de horar pelas doenças e desgraças, e que orem simplesmente para glorificar e agradecer, por ainda termos a chance de aprendermos algo e pedimos ao SR, sabedoria e paciência, para entendermos a nós mesmos, Porque pensem bem, Deus não é culpado pelas doenças, foi o próprio homem quem a fez aparecer, com seus afazeres capitalistas e "desenvolvimento" humanista. Um Grande abraço !
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?