31.3.06

 

Curtas no fim de mês


Ontem foi a transmissão do Troféu Talento pela TV. Vi umas partes - por curiosidade tão somente. O primeiro clip que vi já fechou a noite pra mim. Mesmo que náo fosse o Corinthians jogando, já valeria a pena. Nem sei qual foi a ordem, mas brindar com essa música de título RESTITUI ... A letra tinha algo como DÁ DE VOLTA O QUE É MEU...

Force isso em qualquer contexto, invente qualquer interlocutor (inclusive o Diabo) e me diga, me mostre, me prove onde está o sentido cristão - veradeiramente cristão.

Isso sim que é PÓS MODERNO !


- - - - - -

Meu bom amigo, Villy Fomin saiu da toca. Ele brindava vez ou outra seus mais íntimos amigos com bons e incertos e-mails. Agora com a obrigação ser frequente. Coloque nos seus favoritos: http://villyfomin.blog.terra.com.br/

Fui bastante próximo e amigo (enquanto mais jovem) do seu pai Valdemar Fomin. Saudades!

- - - - - -

Por falar em saudade, quem está no Brasil é a Romilda. Vamos encontrar com ela, no próximo sábado. Nós: um bando de marmanjões e marmanjinhas.

Ambos (Valemar e Romilda) merecem futuros posts.

E neste domingo tem confra no Jardim das Oliveiras. Meu, eu detesto essas coisas que os gringos chamam de reunion.

Isso é pra quem tem mais de %#?^& anos ... que não é meu caso mais do que certamente ... he he

25.3.06

 

Pontos de conexão


Já se falou de hubs sociais - os pontos de conexão. São os 'nós' de uma grande rede interligada e interconectada sem fronteiras, sem partidos, sem cor, raça, credo, gênero ...

Tenho pra mim que herdei isso, em parte da minha bisavó. Essa conectividade e vínculos de amizade e de companheirismo. Ela era fã de chá. Chá e bate papo. Com ela aprendi que dava pra misturar o leite no chá. É claro que tenho coisas de outros acima. Mas essa identificação não é a toa. Ela mostrava um fervor evangelístico e pelo Reino - que me orgulha e me impulsiona.

Me considero bem conectado entre os irmãos das mais distintas origens e linhas teológicas - apesar de diferenças nos recheios, o núcleo do bolo é o bom e velho Evangelho. Prezo amizades antes de mais nada.

Meu dia se completa fácil: basta um café expresso e uma boa conversa. Se o interlocutor não toma – sem problemas. Só não fique em silêncio (pelo menos quando eu perguntar). Era assim com a bisavó. Hay que escuchar y hablar.

- - - -

Veja as anotações sobre o Rene Girard na fala de Ed REne Kivitz para o evento do VIDA ACADÊMICA - Além da Religião.

24.3.06

 

São Paulo é DEZ!


Sexta-feira é dia cultural - prenuncia o fim de semana:

1 - Pinacoteca - perto da Igreja Evangélica Armênia, ou da AD do Jabes, ou da Tenda do Missionário, ou até do super santuário Deus é Amor... e não muito longe da Sé e sua Catedral.

2 - Museu de Arte de São Paulo (na Avenida Paulista) perto da sede da AEB - que em 2008 terá 80 anos.

3 - Museu da Língua Portuguêsa (ou a Exposição da Mãe - língua materna) na Estação da Luz não muito perto, mas referência para a Catedral Evangélica (na Nestor Pestana). Quando criança descia do trem ali e pegava o bonde - não faltava às aulas de Dona Claricinha.

4 - Os Dinos na Bienal (Ibirapuera - Templo Batista de Indianópolis, com direito a evangelização messiânica)

5 - Shopping Iguatemi (ou Jardim Sul com o Giardino do Bedê - perto da Igreja Batista do Morumbi, e agora também da Presbiteriana do Rev. João Campos) ... a classe alta precisa ser alcançada.

6 - Câmara Municipal - bem no coração onde está o Dr. Carlos 'bom de voto' Junior e bem ao lado da Igreja Batista da Liberdade). Pr. Eli não tem um prédio vizinho que chama-se Iraque? Pois foi o avô das minhas filhas que construiu (e ele não era pedreiro).

7 - Play Center com seu sobe e desce de brinquedos, ao lado da IBAB com Éd e Arizão. Sento bem atrás.

8 - Aeroportos: pode ser o do Congonhas - reformado e ampliado, pra chegar, pra sair, pra os 'viões' - ao lado da Comunidade de Jesus com Sérgio, João Paulo e outros mais queridos... ou o de Guarulhos, via Radial Leste passando Vila Carrão
- parada obrigatória na Comunidade da Graça do Pastor Carlos Alberto e Adhemarzão (?) no louvor.

9 - Mercado Municipal - todo restaurado, evento gastronômico. Pastel de bacalhau, sanduiche com 300 gramas de mortadela ... Depois vai pra rua e cruze com um(a) missionário(a) do JEAME (sinta-se mal pelos excessos).

10 - Perca-se entre os prédios, as ruas, as praças e o povo. Vá de busão, de metrô ou de táxi. Ande a pé, use guarda-chuva pode chover. Há em algum lugar - numa sala de estar de um apê ou de uma casa singela - um grupo de/em restauração, cuidando das feridas e sendo bálsamo nos machucados. Há uma terapia pra alma que nada se assemelha aos cultos tradicionais (o povo fere e o povo cura).

22.3.06

 

It's only human



É exatamente contra isso que devemos lutar ... ou melhor, nosso propósito maior deverá ser (no positivo) que:

os cristãos devem ser as pessoas mais humanas que você já viu em todos os seus relacionamentos... quando as pessoas nos observam, sua reação deve ser: "Estes é que são humanos!"

Me lembrei dessa citação do Schaeffer em O DEUS QUE INTERVÉM (pag. 239), pois nos falta muito ainda desse toque de amor e compaixão. E só tem um lugar para ser provado: nos relacionamentos!

A maragavilha da net são as conversas com os bro's e sis's - tem valido e muito!

11.3.06

 

O Paradoxo do Evangelho


Nesses últimos dias tenho meus sentimentos influenciados pelo estudo da graça e da oração.

De um lado tem um tal de Manning, agora já na segunda leitura (O Impostor que Vive em Mim), logo após O Evangelho Maltrapilho. Grande descoberta do homem - tem o dedo do Simas, um dos bons editores da 'nossa' geração. Saíram ambos pelo sêlo Textus da Editora Mundo Cristão.

Na IBAB (sem link porque estão construindo, à semelhança da britadeira que de fato ouço a gritar agora lá na rua), a ênfase de púlpito para o ano iniciado é ORAÇÃO. Mas você vai achar a maioria das mensagens no blog da super Eliene que é dez!

E daí vem este excelente post diretamente de seu Monastério, onde Brabo elenca 10 razões para a dificulidade de se ser cristão - impeditivos no fundo pra qualquer mero mortal! Todas elas claras, verdadeiras e bíblicas. O que me motivou a ver o outro lado. Porque o Evangelho é esse paradoxo mesmo!

"... o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas." Jesus se referia às crianças - é claro!

E me lembro de meus filhos em tenra idade. A leveza com que retribuíam amor. A simplicidade da reação a um olhar, a uma piscadela, a um soslaio ... Há algo de mágico da humanidade nesses pequeninos - e não foi a toa que Jesus imediatamente fez o link!

Saio agora para o mundo, para a vida, para a cidade, para a rua (aquela do barulho da britadeira), de grisalhos penteados, disfarçados e emposturados - como se pudesse mudar o curso e o ritmo do tempo ... mas no fundo vou com o sorriso maroto e ingênuo de criança: o Reino me pertence ... o Reino me pertence ! !

8.3.06

 

Dedicação Especial


Menos pela comemoração, muito mais pelo significado. Dedicado a uma, mais duas, mais uma, mais muitas ... mulheres. Nem tem como deixar de reconhecer. Ingratidão - longe de mim!

Às mulheres devemos muito, muito mesmo!

Uma grande poetisa, com um grande poema - nada mais certo do que a força que a Rosa emana - pra esse dia, pra vida de um homem, pra homenagear quem maisque merece muito mais que poesia! Fui buscar lá no fundo do baú, Isabella Valancy Crawford - a Rosa (não achei tradução - aceito ajuda):

The Rose was given to man for this:
He, sudden seeing it in later years,
Should swift remember Love’s first lingering kiss
And Grief’s last lingering tears;

Or, being blind, should feel its yearning soul
Knit all its piercing perfume round his own,
Till he should see on memory’s ample scroll
All roses he had known;

Or, being hard, perchance his finger-tips
Careless might touch the satin of its cup,
And he should feel a dead babe’s budding lips
To his lips lifted up;

Or, being deaf and smitten with its star,
Should, on a sudden, almost hear a lark
Rush singing up—the nightingale afar
Sing thro’ the dew-bright dark;

Or, sorrow-lost in paths that round and round
Circle old graves, its keen and vital breath
Should call to him within the yew’s bleak bound
Of Life, and not of Death.

2.3.06

 

É a Agenda, meu caro!



Nadi estuda na Teológica aqui em Sampa. É uma moça de fibra, determinação e um chamado impar. Persevera em sua missão de fazer a diferença no meio do nosso povo - tanto o cristão como o não cristão.

Ela me enviou por e-mail com a notícia do New York Times e depois retratada no Último Segundo - em português.

Na Kerigma On Line vamos voltar à carga nos próximos dias - já que ela mesma (como publicação impressa) tinha a sua Agenda nas décadas de 80 e 90.

Ainda hoje levantamos a bandeira do Evangelho Integral - que ele é bom e serve ao homem todo. É impossível fragmentar o ser humano - por mais que alguns teólogos insistam. E para manter a nossa Ortodoxia e deixar claro que não bebemos de outras águas, e que rezamos na mesma cartilha - vou resgatar algumas das posições aprendidas com um dos grandes 'fundamentalistas' do século passado: Dr. Francis August Schaeffer.

Isso porque não nos conformamos e não pactuamos com a atual agenda manipuladora da direita Republicana americana, que tem permeado a vida do cidadão comum - a começar pelo cristão-protestante-efetivo-evangélico-crente-bíblico de uma tal maneira que, hoje ele ...
> Não crê no Deus que está lá (e presente);
> Não age mais como se Deus pudesse intervir;
> Tem suas razões mortas;
> Sabe que há um grande desastre evangélico - e não está nem aí
> Adotou a poluição e a morte do homem

E brincam! Sem saber como então deverão viver.

Nos próximos dias estaremos elaborando lá na Kerigma um artigo sobre o contra-fluxo de um movimento recentemente tornado público, onde uma série de líderes cristãos (decididamente de pêso para o cenário norte-americano e quiçá brasileiro-mundial) assinam um manifesto em pról de uma maior regulação e controle da poluição. Esse manifesto chama-se Evangelical Climate Initiative - ECI, e em nome da co-beligerência é muito bem vinda.

Só que a direita republicana, através de seus think tanks e canais de influência (BTW o brasileiro (a) que coloca o Town Hall como link favorito no seu blog precisa rever urgentemente seus conceitos verdadeiramente cristãos), já levantaram a bandeira do contra. Se você tiver paciência e tempo, leia os comentários nos posts recentes de Jennifer Biddison e do próprio Chuck Colson. Não é só o que eles escrevem. É como o povo reage.

E com isso alguns outros líderes de igual peso partem para o contra ataque! E olha que não é mera cortina de fumaça ...

1.3.06

 

Iniciativa para o bem


Vivemos reclamando de notícia ruim. E nos esquecemos ou não prestamos atenção nas coisas boas.

A dica pós carnaval é o site do Nélio. Quem me apresentou foi o Daniel - basqueteiro de longa data (sim - ele é mais velho que eu!!). Boas leituras e excelente astral (não soa nada cristão esse termo, né?).

A iniciativa do bem vai para o casal Fa e Ma - que não querem se tornar celebridade, mas sim lutar por uma causa importantíssima - e que parece não tem divulgação à altura na internet. O tema desse blog é a Adoção. Estão começando e precisam da maior força de vcs - que vez em sempre me honaram com suas leituras. Vamos lá gente, do Brasil e de Portugal - vamos dar um incentivo pro casal!! Dica do Bedê - que ainda não tem seu blog, mas que logo logo vai colocar o seu no ar.

- - - -

Pra quem não sabe, este blog é internacional!! Vai pro interior do nacional.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?