24.8.09

 

Festival de Captação de Recursos

Desde o fim do ano passado, com o evento que fizemos junto com o Lou e o Adiron, estou com um pé nessa canoa: usar o marketing responsável para causas sociais.

É por isso que junto com o Estraviz da ABCR e os Diálogos Sociais foi que fizemos dois eventos sobre o Obama e os Nativos Digitais.

Olha que interessante o formato desse evento que aconteceu em Agosto passado - infelizmente não pude ir neste. Mas já me comprometi para o do ano que vem.


8.8.09

 

Angústia e Esperança


Sábado cêdo e não cedo ao descanso. Ligo as máquinas e fico ligado no mundo. Poucos segundos e já estou em muitos lugares.

A TV no mute, o twitter de leve, outras janelas. Estou ali em Porto de Galinhas e de pijamas. Assisto de soslaio ao ex-bigodão Malafaia e seu parceiro Cerullo - no mute please. Via internet ouço um cabeludo, chamado Marcelo Branco (que preside o Campus Party) falar no podcast. Prefiro sua voz.

Navego. Leio no Pavablog entre várias atualizações, o Ruben do Mukamatrix que nos traz uma paródia - da censura, do controle evangelical, da tentação de se abraçar uma teocracia marota. É só um ensaio, um conto, que aumenta um ponto.

Em paralelo acompanho um de meus heróis do momento, de nome Don Tapscott. Ele está evangelizando acerca do mundo digital, os nativos digitais e a o wikinomics. Não é a mensagem do Evangelho. Mas é uma mensagem da transformação: de que muito vai mudar e de maneira profunda. Poderá ser para o bem ou para o mal - mas vai mudar.

Ali a TV me angustia. Vejo os pedintes de 900 pilas (redondas) - pelo câmbio de ontem é 500 doletas certas. O tamanho dos números na tela chamam minha atenção. Tem a ver com o fato de que quem pede é o gringo? Ele terá participação monetária na arrecadação? O sábado de manhã fica reservado para os evangelicais (alguns menos e outros menos ainda) na televisão - enquanto acompanho uma outra revolução. Onde estão os verdadeiros revolucionários? Quem deveria ser revolucionário?

- - - -

Um fio de esperança. Na palestra desta manhã Don Tapscott enfatiza que as redes sociais vão minar e enfraquecer a intermediação da comunicação (vide TV), e vai mudar de maneira radical o sentido do broadcast (de um para muitos) para a interatividade dos pares (de muitos para muitos). Há resistências - ele avisa. "Afinal, investiram bilhões de dolares em infraestrutura, e por isso não vão abraçar o novo modelo tão cêdo."

Se de um lado me angustio com os 'coronéis evangelicais' - de outro percebo a falta de vanguarda, de visão e de retrógrado. E isso será o desastre para eles (mas não os alerte, por favor).

Quando vejo a boa discussão acontecendo em blogs, no twitter, no youtube e as redes sociais se ampliando e fortalecendo - sinto novo alento. No meio da angústia sinto esperança.

Maranata Senhor Jesus!

7.8.09

 

Novidades lhe aguardam

Cada dia traz suas novidades.

Hoje é diferente de ontem, que certamente teremos um amanhã igualmente diferente - ou diferentemente igual.

Tudo depende de nossa postura. Acorde cêdo e busque a novidade, com olhos vivos, sorriso firme, e postura otimista.

Se você crê - melhor ainda.

A confiança - nos diz Brennan Manning - é a essência da fé. Confie pois nEle - acima e além de tudo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?