31.12.08

 

A graça em 2008

É quase certo que em três palavras eu resuma o ano de 2009: consolidação, clareza, reavivamento e esperança. Tudo bem - uma a mais, é da minha natureza.

Olhando um pouco além do ano calendário, vejo renovar valores e bênçãos. Reconheço a atuação da graça de Deus. Isso pra mim tem muito de pessoal.Sai de um coração agradecido. Ao longo de vários anos ... pode colocar aí muitas décadas. Sim senhor. Sim Senhor!

Num panorama, vejo quanto de novos amigos e amigas, irmãos e irmãs ganhei. Conseqüência da tal revolução digital. Não tem jeito não. Chegou para ficar e mudar a cada um de nós. Aproveite enquanto é início – mas saiba que o arranque rápido poderá nos deixar para trás. Use de sabedoria e disciplina. Isso aprendi em 2008.

Estou numa missão – não que Ele precise. Estou numa missão por privilégio e graça (tai novamente). Sinto-me extremamente realizado, só de estar firme com as mãos no arado. E quanto ao conselho de não olhar para trás, é pra não se ter outros pensamentos e ser tentado a ficar em cima do muro.

Entusiasmo-me com 2009, muito mais pela continuação, prática e efetivação de intenções e projetos, do que pelo efeito psicológico desses marcos iniciais. Acho que esse pode ser um sinal de amadurecimento. Estava na hora.

Quero consolidar ainda mais os laços de amizade e fraternidade. E quem sabe poder dar de mim um pouco mais.

Barack Obama e o mote da Esperança mexeram comigo. Muito mais como exemplo do que expectativas. Creio que o que me diz respeito está nos meus quarteirões. E por isso sou responsável.

Com a visão de futuro cada vez mais clara, o caminho é consolidar em dependência n’Êle. Daí que reavivo muito do que tem me sido dado – quase a totalidade sem mérito algum. Como se sorte realmente existisse.

Aslan está vivo!


29.12.08

 

O segredo


Ao ler um artigo que poderia ser um tipo de escada ao Presidente Bush (mesmo que de maneira indireta), escrito pelo puxa-saco-mor Karl Rove, fiquei a rir sozinho diante da tela, como um idiota total.

Já não é de hoje que manifesto minhas muitas enormes restrições ao Senhor Bush. Mas ser brindado com esse tipo de revelação é mais do que hilário. É a própria tragédia shakesperiana tomando forma.

Só pra se ter ideia, antes de passar o segredo adiante, deixe-me situar do que estamos tratando com você, meu dileto leitor. Pavarini fez uma espécie de placar de leitura de livros no pavablog. O vencedor de 2008 foi o Alcindo Almeida com 71 livros. Pois bem, se o Bush tivesse participado do esquema, seu nome estaria no topo com 95 livros lidos! Esse é o segredo revelado aqui!!!



Isso me deixa com duas conclusões diretas: ou o cara mentiu (diziam-me que o presidente só conseguia ler o resumo do resumo de briefings); ou - sendo verdade realmente livros não mudam ninguém e é por isso que com Mister Bush ao volante, os USA simplesmente foram pra pqp!

Notem que nesse flagrante ao lado, sem o uso de photshop, o livro que 'ele' tem nas mãos está de ... cabeça pra baixo.

- - - -
Em tempo: ao reler o artigo com menos impidedade, notei que o número de 95 refere-se ao ano de 2006. Este ano, talvez porque o sono viesse mais a miude, seu número ficou em 40 livros.

24.12.08

 

A mangedoura era emprestada

Uma das minhas favoritas poesias é esta de Gioia Junior:

Disse um poeta um dia,
fazendo referência ao Mestre amado:
"O berço que Ele usou na estrebaria,
por acaso era dEle?
- Era emprestado!
 
E o manso jumentinho,
em que, em Jerusalém, chegou montado
e palmas recebeu pelo caminho,
por acaso era dEle?
- Era emprestado!
 
E o pão - o suave pão
que foi por seu amor multiplicado,
alimentando toda a multidão -,
por acaso era dEle?
- Era emprestado!
 
E os peixes que comeu
junto ao lago e ficou alimentado,
esse prato era seu?
- Era emprestado!
 
E o famoso barquinho?
aquele barco em ficou sentado,
mostrando à multidão qual o caminho,
por acaso era dEle?
- Era emprestado!
 
E o quarto em que ceou
ao lado dos discípulos, ao lado
de Judas, que o traiu, de Pedro, que o negou,
por acaso era dEle?
- Era emprestado!
 
E o berço tumular,
que, depois do Calvário, foi usado
e de onde havia de ressuscitar,
o túmulo era dEle?
- Era emprestado!
 
Enfim, NADA era dEle!
Mas a coroa que ele usou na cruz
e a cruz que carregou e onde morreu,
essas eram, de fato, de Jesus!"
 
Isso disse um poeta, certo dia,
numa hora de busca da verdade
mas não aceito essa filosofia
que contraria a própria realidade...
 
O berço, o jumentinho e o suave pão,
os peixes, o barquinho, o quarto e a sepultura, 
eram dEle a partir da criação,
"Ele os criou" - assim diz a Escritura...
 
Mas a cruz que Ele usou
- a rude cruz, a cruz negra e mesquinha
onde meus crimes todos expiou,
essa não era Sua,
ESSA CRUZ ERA MINHA!

23.12.08

 

Prioridades

A resenha do mais recente livro de Guy Kawasaki - considerado um dos top 10 influenciadores do mundo digital, feita pelo pastor Tony Morgan:

“If you are starting a new church, do you really need a $100,000 multimedia audiovisual system? Or just a great message from the pulpit?” (Didn’t expect to find that question in a business book. It’s a valid question.)


Traduzindo: "Se você estiver iniciando uma igreja, será que precisa realmente de um sistema multimidia de audio visual que custe $100.000? Ou tão somente uma grande mensagem do púlpito?" (Não esperava encontrar uma pergunta assim num livro de negócios. É uma pergunta válida.)

Guy Kawasaki foi o Chefe Evangelista da Apple e agora comanda uma empresa de 'Capital Venture' - este seu último livro pode ser visto aqui na Amazon.

21.12.08

 

Sopre Senhor, sobre nós

Creio que uma das razões – entre tantas – que faz com que pregadores exacerbem em seus discursos com posturas caricatas e abordagem amplamente desconexa da realidade, desvirtuando a boa hermenêutica e distorcendo o que de fato emana da Bíblia, é que eles principiam a maioria de suas atividades, senão a totalidade, já como assassinos do singelo corolário: 'nada fazer por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.'

Pulam o pequeno verso de João 3.30: 'Convém que Ele cresça e que eu diminua.'

Eles tudo sabem, tudo entendem. Ignorantes, desprezam seus semelhantes, tratando-os como inferiores. Desenvolvem um novo messianismo, que trucida colunas e baluartes da fé cristã, num afã de voltar ao tempo da pré-redenção, para que - em loucura de pensamento e aspiração - incluir-se no rol dos profetas antigo-testamentários. Anulam a Cruz, arrasam com a obra expiatória de Cristo, e furtam o sacerdócio universal. Pisam nos cânones a que tanto dizem cultuar, rasgam os credos seculares – referências e marcos historicamente valiosos para a Cristandade, e desprezam o disponível conselho humilde dos que trazem estrada e compaixão em suas bagagens.

É fácil e dissimulado ser histriônico em pregações emotivas e teatralizadas. Assim como é enibriante e confuso para a alma esse poder centralizado, de se estar à frente de uma congregação e ganhar centenas de atentos ouvintes, enfraquecidos e fragilizados pelas intempéries da vida sofrida do brasileiro comum. Pregar bobagens e soltar infâmias de púlpitos é no mínimo vergonhoso e no máximo pedir juízo dos céus para si mesmo.

Que Deus nos ilumine, nos traga arrependimento e tansforme os responsáveis pelos púlpitos, pregações e lugares públicos - a incluir a televisão. Assim como todo o rebanho busque e abrace a transformação – em oração e leitura de sua Palavra, com uma genuína revolução espiritual, soprada por Seu próprio Espirito Santo!

19.12.08

 

A Escolha de Rick

And to Barack Obama, I believe Rick Warren's participation is also a symbol.
Obama is modeling yet again how we can live together by finding what's good, and admirable, and right in what others believe, and not getting stuck only on what we disagree with.

E a favor de Barack Obama, eu creio que a participação de Rick Warren é também um símbolo. Obama está novamente moldando como de fato podemos viver juntos ao descobrirmos o que é bom, e admirável, e certo no que outros creem, e não se prender somente naquilo que discordamos.

Esse é o trecho da postagem de um cara que admiro, o David Weiberg, um dos autores do Cluetrain Manifesto, e um estudioso das transformações na sociedade e a Internet (professor de Harvard). Ele escreve no JOHO - o seu blog.

A postagem de ontem foi tirada do NPR (National Public Radio) a respeito do convite para que Rick Warren fale e ore na cerimônia de posse do novo presidente americano.

18.12.08

 

Será que ele deu uma dentro?


Bush em seu momento Alice.

"Intervi no mercado livre, para salvar o mercado livre." (eu também vi na CNN)

Da mesma forma que ele 'torturou para manter o mundo livre do terror'; e do mesmo jeito que ele 'ocupou um país para o libertar'.

Thanks to Bob Carlton.

Em banheiros (ele cita também) de costa a costa nos USA pode-se ler os pequenos grafites:

"Lutar pela paz é como trepar pela virgindade."

Palavras finais: I love the blogsphere - Volney Faustini

17.12.08

 

Francamente

Falando francamente, tenho que confessar, sou influenciado por quem leio.

Minha alma se abre e se desdobra, dançando de acordo com a música do autor, no ritmo cadenciado de suas frases, no compasso inesperado de suas idéias, construídas com paixão e desatino. Acompanho o argumento, a narrativa, o descrever de uma cena, a contundência de uma afirmação.

Tudo me diz, nada me conclui. Me torna ausente de mim mesmo, presente nele (ou nela) que me faz pensar, digerir e prosseguir. Que bem me faz ser influenciado por outros? O que poderia esperar senão que meu semelhante se abrisse diante de mim, se despisse e se revelasse com sua natureza selvagem a consumir fervorosamente o verbo, o sonho, a imaginação e acima de tudo a si mesmo?

Sou eu mero espectador? Na leitura me torno um ladrão. Cínico, me faço de rogado. E em sua expectativa, aquele autor gaba-se de ter me dominado, de ter me prendido, de ter me sequestrado, de ter feito os ponteiros do tempo pausarem em descanso ... quando na verdade era eu quem o dominava: abro e fecho quando bem entender, paro quando quero, vivo sem sua interferência, faço de mim o meu próprio senhor! Não sem antes me nutrir de sua leitura, sem antes receber de sua fonte, sem antes ganhar mais uma dose de sabedoria e sem antes de mais nada não ser eu mesmo - mas sim aquele que sonha querer ser o que sua imaginação projeta.

Forte e pesada é sua mão. As letras carregam mais que escrita. Vem sobre mim como um fardo monstruoso de obrigações e encargos. Apesar de sua influência implacável e indelével  - estou aqui. Eu e mais eu, e eu mesmo, comigo. Independente, totalmente autônomo e livre. Com uma pequena e única exceção.

Falando francamente: não poderia passar um dia sem um escritor ao meu lado. Vou ler-te e vou devorar-te!

Escreva, pois!

16.12.08

 

A farpa da Cruz

Eu estive lá. E participei do ato.

Ao final, toquei no madeiro. Um fiapo penetrou na palma da mão. Levei comigo.

Nada a se comparar com a Sua dor, Seu último suspiro. Era um pedaço de lembraça - sem poder, sem mágica, sem efeitos outros. A não ser, o de martelar em minha memória o quão real foi o Seu momento. E o quão ligado eu estaria ao Seu sacrifício.

A hora nona pesava sobre todos. O céu se tornou em noite escura.

Mais tarde ao limpar os vestígios de minha cumplicidade, percebi que o culpado tinha sido eu, e Ele inocente tinha sido levado ao matadouro.

15.12.08

 

Que teólogo sou eu?










You Scored as Anselmo

Você é Anselmo.

Anselmo na Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Anselmo





Anselmo


92%



Paul Tillich


75%



Friedrich Schleiermacher


75%



Martinho Lutero


67%



João Calvino


67%



Karl Barth


58%


Jurgen Moltmann


58%



Jonathan Edwards


58%



Santo Agostinho


58%



Rudolf Bultmann


50%




Charles Finney


8%

Via email (Sergio Viriato), com indicação do Fernando. Veja meu comentário ...
Fonte do teste: quizfarm

Há dois anos atrás eu era três em um: aqui.

11.12.08

 

Vida multifacetada


Antes de mais nada, uma revelação: tenho várias vidas. Isso é dentro de uma só, é claro, em diferentes momentos e situações, vivo e atuo de maneira múltipla. 

Acho que minha missão é a tranformação. Um só objetivo, uma só meta.

Já os campos de atuação são diferentes e distintos. Posso estar hoje com uma equipe de vendedores realizando treinamento e capacitação, e amanhã com um diretor de empresa desenvolvendo estratégia, assim como ontem estive num evento sobre sustentabilidade social (é chique falar em fund raising, mas não era só sobre arrecadação), assim como postando sobre os rumos da igreja e dedicando tempo às preocupações terrenas ... A vida se apresenta multifacetada.

Tenho pelo menos outros 4 cantos na blogosfera onde eu melhor posso dar foco. O caçula desses espaços é o diarios de fusquinha. E lá estamos discutindo acerca da conspiração que a sociedade nos golpeia com um grande falácia - repetida ad nauseam. Eu até coloquei no ar via youtube dois clips para dar mais abrangência ao tema. Aqui está o primeiro e aqui o segundo.

Quero lhe pedir que traga suas críticas pois quero me aperfeiçoar nessa 'evangelização'.


10.12.08

 

Santa Catarina

Relatório da Rede SOS Global (AME) feito por Luiz Felipe que esteve em Blumenau no fim de semana passado:

Existe uma incerteza no ar em Blumenau, uns estão tirando lama das casas, outros passeam com a família na praça, tentando normalizar a vida. Por todo Blumenau há focos de deslocamento de terra. O dilema é "Onde iremos reconstruir as casas?"
Se a chuva continuar, pode haver novas quedas de barreiras, o solo está exposto sem nenhuma contenção, blocos inteiros estão se movendo.

Necessidades:
A Defesa Civil precisa urgente de :

Voluntários
o Engenheiros Civil, técnicos em avaliação.
o Hidrólogos, Geólogos, técnicos em solo e profissionais com especialização em solo.
o Psicólogos e médicos para servir de atendentes em casos extremos, como tentativa de suicídio e parada cardíaca, e para junto com a Defesa Civil formar equipe multidisciplinar.
o Sanitaristas. Em Gaspar há 8 mil cabeças de gado mortos (se não me engano o número) e problema da poeira contaminada em Blumenau...
o Profissional com moto-serra certificada (com experiência em rapel)
o Eletricistas e encanadores.

Equipamentos:
• Talha e Esticador
• Caminhão Woma e caminhão reciclador para limpeza das ruas evitando assim epidemias. (Tentar esse com o governo de SP ou fabricante).

E a Igreja Assembléia de Deus :
Para atuar em Gaspar, um vale que foi muito castigado.

9.12.08

 

Palavras de Ordem

Três palavras ecoam para a ação e prática no Cristianismo pós-revolução (ou em-revolução):

Missional - Nada de sermos apelidados de gatos gordos. Chega de olharmos para os nosso umbigos. Vamos sair (para o mundo) e fazer missão no sentido pleno e profundo: ser sal, ser luz, pregar com a prática e comportamento (evitar o uso de palavras que soaram vazias).

Encarnado - O cristianismo não pode ser conversa mole, cheia de chavões, clichês e saudações que soam maqueadas e falsas. Tem que ter Jesus na sua vida e mostrar-se assim através da transformação*.

Orgânico - No sentido de corpo, no sentido de Corpo. Creio mais nessa analogia do que nos modêlos hierarquizados de administração antiga ou de formações do tipo militaresca. Se é para mostrarmos vida, que seja através da comunidade, da igualdade, mutualidade e complementariedade. É claro que uns estão mais fortes e preparados que outros. Mas usem dessa ligeira diferença (e momentânea - e muitas vezes circunstancial) para servir. O organismo vive sobrevive e se fortalece pela saúde dos que o compõe.

Tenho acompanhado de leve umas postagens - e essas ênfases merecem o compartilhar. Para quem quiser saber mais, aqui.

*Asterixei a palavra transformação por ser importante a gente voltar a postar sobre isso - nos diferentes sentidos e aplicações. Voltarei ao tema.

7.12.08

 

Joy To The World

Dica de Mamanunes - aqui tem mais!


5.12.08

 

Tentando entender fundamentalistas

John MacArthur é um exemplo típico do que é ser fundamentalista, e por isso solta umas pérolas, como esta aqui:
The earth we inhabit is not a permanent planet. It is, frankly, a disposable planet--it is going to have a very short life. It's been around six thousand years or so--that's all--and it may last a few thousand more. And then the Lord is going to destroy it.

A tradução:
A terra em que vivemos não é um planeta permanente. E francamente, é um planeta dispensável - ela vai ter uma vida muito curta. Está por aqui há cerca de seis mil anos - não passa disso - e talvez dure mais alguns poucos milhares. E aí o Senhor vai destruí-la.

4.12.08

 

Odetta (1930-2008)


 

A Geração dos Direitos Civis


Mais uma heroína desta geração, deixa o cenário da luta pelos direitos humanos - cheio de melancolia e agora de comemoração. Odetta Holmes, perto de completar 78 anos, e convidada para cantar na posse de Barack Obama, faleceu no último dia 2.

É um nome a ser lembrado, tanto por sua influência musical - fez o Blues permear expoentes da geração beat: Janis Joplin (iniciou sua carreira imitando Odetta), Joan Baez, e o próprio Bob Dylan. É possível que ela tenha sido um instrumento na aproximação de Dylan à uma experiência com Deus - e o que veio a ser sua fase espiritual.

São inúmeras as canções, mas com certeza, a interpretação de House of the Rising Sun, é fora de série. Utilizando a Arte com a música, suas interpretações, sua discografia, e como personalidade famosa, Odetta muito contribui para o grito de justiça que ecoou na América por décadas em sua geração.

Morreu sem ver o sonho de um presidente que é o símbolo e representa as minorias, como mandatário. Mas deve ter ido com o coração cheio de entusiasmo pelo novo período que seu País inaugura.

Descanse em paz, Odetta!

3.12.08

 

Simplicidade

A tônica hoje, muito bem alardeada no mundo é a da simplicidade.

Desdobra-se nesse tema: o consumo responsável e retraído, a opção por menos, menor e o comum, a conservação e a sustentabilidade, a responsabilidade perante seus semelhantes, a natureza e o planeta de uma maneira geral.

É claro que virão os profetas da catástrofe querendo apregoar que de nada servem esses cuidados se amanhã pedirão a nossa alma...

Como a citação (ou outras que você quiser encaixar aí), está totalmente fora de contexto, cria-se mais uma falácia no repertório crentês. E independe se é uma causa abraçada pela nova Era, pelos humanistas e secularistas, ou até mesmo ateus.

Exatamente porque devo dar conta do que é a minha alma, é que não vou afrontar o Criador. E nas coisas simples, pequenas e comuns, com sobriedade e equilíbrio, que farei engrandecer o Seu nome, e no meu dia a dia darei glórias a Ele - em palavras, mas muito mais em ação e atitude!

2.12.08

 

Graça, sem importar

Já imaginou o que é receber algo de alguém, e por você não merecer esse favor, ele lhe faz aquela cara do tipo olha-aí-tô-lhe-ajudando-sem-você-merecer-você-que-é-um-estorvo?

Bem isso até faz parte do cenário humano. No entanto ...

Na, na, ni, na não!! Com Ele não é assim.

A graça dEle, imerecidamente recebida, porém misericordiosamente dada, incondicionalmente entregue, e amorosamente fornecida - não vem com nenhum gancho, nenhuma pegadinha, nenhuma amarração. É de grátis, mesmo!! Sem esforço, sem contra-partida. É sua! É minha! É nossa!

Faça chuva, faça sol, caia o mundo, arrebentem-se céus e nuvens, a noite pode nos sufocar pelo resto dos tempos, o sol pode nos matar de calor ... a graça porém ... a graça porém nos alcança com seu manto suave e carinhoso e nos inunda com o amor gracioso do Pai.

Deus reina sobre nós e nos alcança onde estivermos com seu toque misericordioso de graça - não importa quem, quando ou o que ... nada interfere na Sua maravilhosa ação de amor.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?