28.2.06

 

Pós-modernismo


Acordei cedo hoje ... e já estava a pesquisar por novos blogs e sites. Meus feeds no bloglines já chegam a 72, mas tem alguns pra tirar e outros mais pra incluir. Acho que logo logo estarei com 99.

- Por que não 100?

- Não, não vamos exagerar. 99 está de bom tamanho.

- - - - -

Ficou na minha mente.Peguei num dos muitos sites que passei hoje. A ênfase dos tempos pós-modernos na "morte de Deus". Imediatamente puxei a minha anotação do Neil Smith:

"O iluminismo morreu. Marx morreu. O movimento do operariado morreu ... O autor não está se sentindo bem"

Tirei de uma folheada de livro na Cultura. E é bem o que queremos ilustrar no ambiente e na cultura que nos predomina. Só que não consegui confirmar via Google. E então, vejam que pra me salvar, o Fábio me brinda com esta pérola de música e versão da Ana Carolina com Seu Jorge - tirada do poema e música de Serge Gainsbourg com link e tudo!!

CHATTERTON
(Versão: Ana Carolina e Seu Jorge)

Chatterton suicidou
Kurt Cobain suicidou
Vargas suicidou
Nietzsche enloqueceu
E eu não vou nada bem

É claro que soa esquisito sem o pronome - talvez o francês suicidé permita - je nais cé pas.

Comments:
Deixa eu insistir em uma frase do Nietzche: "É a certeza que enloquece". Esses caras piraram diante da certeza. Os incautos não piram. Caminham mansos para o matadouro. Não estou me sentindo bem. Desculpe.
 
Vc pode insistir à vontade ... já que voce tem certeza dessas coisas ... he he ...

Eu, nem o francês sei direito.
 
Sr. Faustine,
Obrigado pela informação.
Deus está morto para o pós-moderno. Eles só não conseguem enterrar. A lembrança de Deus os atormentará, mesmo que fiquemos calados ("temos guardado um silêncio bem próximo da estupidez").Morta está a pós-modernidade,assim como os movimentos com outros nomes que existiram no passado com o mesmo mentiroso propósito.
 
Oi André,
Obrigado pela visita. No fundo mesmo, o pós-modernismo apesar de moribundo (há controvérsias), vai continuar a fazer muitos estragos (talvez por mais cem anos?). Tem gente que prefere a PM no lugar de outras mazelas ... não penso assim.

Acredito que a grande questão (vide o enunciado de Lutero no topo do blog) é como resgatar esses 'pobres perdidos' que assim creem (a morte de Deus) e assim agem.

A Igreja - em geral, tem sido omissa pois tem optado por uma ortodoxia gelada, exageradamente objetiva e insensivel, discutindo os [i]affairs[/i] 'intra-muros' e deixando o homem (vide população mundial) no seu estado natural (morto).

Para mim isso chama-se relevância - e nossa mensagem tem que ter relevância para esse homem pós-moderno.

O que fez o pastor com a 100ª ovelha? Deixou as 99 pra salvar essa unicazinha! O absurdo é que estamos abraçando uma única ovelha e deixando 99 se perderem. E isso está a acontecer no mundo cristão como um todo!!

Agora que somos amigos, pode me chamar de Volney, até porque é o nosso Senhor que está nos céus - ressurreto e pronto pra voltar em Glória!!
 
A pós-modernidade, como se sabe, é a luz profética no fim do túnel. Graças à ela podemos enxergar com clareza que a verdade que temos a transmitir não é limitada pelos nossos moldes. Podemos agora lembrar com acerto que Deus não habita em "templo feito por mãos humanas", e não está confinado aos nossos métodos e expectativas. "Aquele que faz novas todas as coisas" não cessa de inovar e de nos desafiar a comer os animais imundos daquele lençol.

"Não ouse chamar de impuro o que eu purifiquei", ele exige, continuamente.

Como vivo dizendo, Nietzsche estava diagnosticando, e não pregando, que Deus morreu. Apenas a igreja tem cacife para matar Deus ou para apresentá-lo vivo - portanto se o mundo crê que Deus morreu a culpa não é do mundo, é nossa. "Para que o mundo saiba" requer a nossa constante relevância. Para que o mundo não saiba, a nossa omissão basta.
 
Brabo
É dose, mas eu tenho que aceitar - Nietzche cutuca mais que a soma de multiplos pulpitos em domingos arrolados - manhã e noite considerados.

Janela no sermão do Irmão André:
"Vocês acham que podemos ir para esses povos e dizer pra eles: 'não olhem pra nós, olhem pra Deus nos céus'? Eles querem e só podem enxergar quem está agora, aqui e perto deles!!"

Muita responsa repousa sobre nossos ombros ...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?